domingo, 11 de novembro de 2012

Apostila referente ao 4º encontro de acompanhamento pedagógico


PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
COORDENADORIA DO ENSINO FUNDAMENTAL - 6º ao 9º
NÚCLEO DE LINGUAGENS – NULING




Materiais referentes ao quarto
encontro do acompanhamento
pedagógico, individual,
em horário de PL
(2º semestre - duração: 2h, no máximo)

1. Sugestão de avaliação (fábulas e pronomes).
2. “Acorda, educador (Maria Thereza Gama).
3. Mensagens (Machado de Assis; Friedrich Nietzsch; Oscar Wild; Guimarães Rosa; David Hume; Confúcio; Paulo Freire; Beth Carvalho; Waldir L. Junior; Mario Quintana; Dalai Lama e Cleide Pereira Gomes).
4. Sugestões de atividades de leitura e de produção de texto.




Campo Grande/MS – 2012
“Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo ou uma revolução, alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies”.
(Machado de Assis)

“Quem algum dia aprender a voar deve aprender antes a ficar de pé, a caminhar, a correr, a subir, a dançar”.
(Friedrich Nietzsch)

“Um mapa múndi que não inclua a utopia não merece um olhar sequer, por deixar de fora um país no qual a humanidade está sempre aportando”.
(Oscar Wild)

“A vida inventa! A gente principia as coisas, no não saber por que, e desde aí perde o poder de continuação porque a vida é mutirão de todos, por todos remexida e temperada”.
(Guimarães Rosa)

“A beleza não é uma qualidade própria das coisas; ela existe apenas no espírito que as contempla, e cada espírito percebe uma beleza diferente”.
(David Hume)

“O que ouço eu esqueço, o que vejo eu memorizo, mas o que faço eu aprendo”.
(Confúcio)

“Se é praticando que se aprende a nadar,
Se é praticando que se aprende a trabalhar,
É praticando que se aprende a ler e a escrever.”
(Paulo Freire, in A importância do ato de ler)

Eu só peço a Deus
Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o q'eu queria
Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o que eu queria
Eu só peço a Deus
Que a injustiça não me seja indiferente
Pois não posso dar a outra face
Se já fui machucada brutalmente
Eu só peço a Deus
Que a guerra não me seja indiferente
É um monstro grande e pisa forte
Toda fome e inocência dessa gente
Eu só peço a Deus
Que a mentira não me seja indiferente
Se um só traidor tem mais poder que um povo
Que este povo não esqueça facilmente
Eu só peço a Deus
Que o futuro não me seja indiferente
Sem ter que fugir desenganando
Pra viver uma cultura diferente
(Letra de Beth Carvalho

Desiderata

Qualquer que seja a religião que te ensinaram,
Qualquer que seja a forma pela qual tenhas sido criado,
Qualquer que seja a forma como tenhas compreendido teus mestres,
Nesses níveis compreenderá esta mensagem.
Não basta acreditar nela, deve ser vivida.

A essência da Religião Universal é Paz e Verdade,
O amor e a bondade para com todas as criaturas da terra.
É o momento de expressar essa essência em tua própria vida.
Deve estabelecer-se um começo
E o lugar para começar está em ti mesmo.

Vais reformar o mundo
Começa contigo mesmo.
A mensagem de um reformador não reformado
Raras vezes poderá inspirar uma reforma.
O coração de toda religião é o Amor e a Retidão
Que é o Amor em Ação
É a realização da religião.
Ama não somente a família e os amigos,
Porque o amor limitado é Amor negado.
Busca a paz dentro de ti mesmo
e busca também o divino alento da vida.
Persiste nisso!
Não abandones esse propósito nem por um momento.
Através de teus atos modelas tua vida
E ajudas a modelar a vida dos outros.
Que responsabilidade!

O espírito encontra em ti seu agente e também seu companheiro.
E na medida em que tomes consciência e atues de acordo com isso,
Tua vida se enriquece.
Ocorrerá em ti uma revelação...
Maior que teus sonhos mais exaltados.

Aproxima-se a nova era e nela estará a Igreja de todos.
Desaparecerão as diferenças entre as distintas religiões.
Fundir-se-á o bem que existe em cada uma delas
E será comum a toda a humanidade.
Compreenda que tens o poder de eleger!
Eleger o Amor e não o Ódio,
Eleger a Bondade e não a Violência,
Eleger a Piedade e não a Maldade.
Atreve-te a crer que logo chegará o reino de Amor e Paz!
Prepara-te para ele!
A bondade te abrirá a porta
E mais além da porta está o Amor.
Que o poder divino penetre em todos os aspectos de tua vida,
Dotando-a com as recompensas das conquistas materiais,
Com os tesouros de uma existência útil,
E a luz eterna das Aquisições Espirituais.
(Autor desconhecido)
Confie... As coisas acontecem na hora certa. Exatamente quando devem acontecer! Em momentos felizes, louve a Deus. Em momentos difíceis, busque a Deus. Nos silenciosos, adore a Deus. Nos dolorosos, confie em Deus. Em cada momento, agradeça a Deus.
"Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça de que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade”. (Mário Quintana).
Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar!  (Dalai Lama).
A você, desejo o melhor de tudo, em todos os aspectos de sua vida e que a PAZ de JESUS esteja sempre com você e com toda a sua família. Bjão no coração! Feliz e abençoado 2013!!!                                           (Cleide Pereira Gomes)


 

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Avaliação/Rosangela Storti

A onça e o macaco

       A onça brigou com o macaco.
         Por causa disso, resolveu comê-lo; mas, como ele é o bicho mais esperto e desconfiado do mato, ela não achava jeito de agarrá-lo.
         Então, para armar um plano e apanhar o espertalhão, comunicou a sua idéia a alguns bichos inimigos do macaco, e espalhou o boato de que estava para morrer.
         No dia seguinte, amanheceu deitada na toca, durinha, fingindo-se de morta. A raposa, ao lado velava a defunta.
         Quando o macaco chegou á porta da toca, perguntou:      
         -Comadre raposa, a onça morreu?
         -Sim... respondeu a raposa.
         -Ela já roncou? - indagou o macaco - quem morre, ronca?
         Então a tola da onça para provar que tinha morrido, roncou baixinho.
         -Minha comadre, - disse o macaco, - defunto que ronca, longe dele!
         E fugiu para a mais alta árvore que encontrou.
                   
1- O texto que você leu é uma fábula. Nas fábulas existe sempre um provérbio, um ditado, uma idéia que encerra uma lição      de vida. Para fábula “Onça e o macaco”, o ditado é;
a- (   ) Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura;
b- (   ) Amor com amor se paga;
c- (   ) É melhor um pássaro na mão, do que dois voando;
d- (   ) Quem vê cara, não vê coração;
e- (   ) Para sabido, sabido e meio.

2- Segundo o texto:
a- (   ) O plano da onça foi infalível;
b- (   ) O macaco mostrou-se bastante ingênuo;
c- (   ) A onça foi bem mais esperta do que o macaco;
d- (   )A onça fingiu-se de morta;
e- (   ) O macaco foi mais sabido do que a onça.

3- A onça espalhou um boato sobre:
a- (   ) Seu ódio pelo macaco;
b- (   ) Sua própria morte;
c- (   ) Sua fome insaciável;
d- (   ) Sua grande esperteza;
e- (   ) Sua amiga raposa.

4- A decisão da onça, logo após sua briga com o macaco, foi a de:
a- (   ) Pedir ajuda a raposa;
b- (   ) Contar a briga aos inimigos do macaco;
c- (   ) Comer o macaco;
d- (   ) Fazer as pazes com o macaco.

5- A onça finge-se de morta:
a- (   ) Quando entrou em sua toca
b- (   ) Um dia após a sua briga com  o macaco;
c- (   ) Logo que armou seu plano;
d- (   )Quando resolveu comer o macaco;
e- (   ) Uma semana após a sua briga com o macaco.

6- “Compadre raposa, a onça morreu?
O termo grifado é dito por quem:
a- (   ) onça;
b- (   ) macaco;
c- (   ) narrador;
d- (   ) inimigos do macaco;
e- (   ) raposa.

7-  “bicho esperto; tola  onça; alta árvore”.As palavras grifadas estão qualificando os termos ao seu lado.Portanto ,elas são:
a)    (   ) Substantivos;
b)   (   ) Adjetivos;
c)    (   ) Verbos;
d)   (   ) Advérbios;
e)   (   ) Artigos;

8)Observe a ilustração abaixo para responder as seguintes questões:


 







a)    Quem fala?

b)   Ele refere-se a si mesmo dizendo eu. A quem se refere a palavra tu?

c)    A quem a palavra ele faz referência?

d)   Os pronomes substantivos substituem um substantivo, enquanto os pronomes adjetivos acompanham um substantivo. Os pronomes da ilustração são pronomes adjetivos ou pronomes substantivos?


9) Observe o quadrinho. Por que a personagem utiliza Excelência ao se dirigir ao entrevistado?






10) Identifique na tira abaixo um pronome possessivo:


 






 


A arte de ser feliz

         Houve um tempo em que a minha janela se abria para um chalé.Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul.Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora nos dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa, e sentia-me completamente feliz.
                                                                          CECÍLIA MEIRELES
 11 – Que pessoa o discurso narra o texto:
a- (   ) 2ª pessoa do singular (tu);
b- (   ) 1ª pessoa do plural ( nós);
c- (   ) 3ª pessoa do singular  (ele-ela);
d- (   ) 1ª pessoa do singular ( eu).

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